Compartilhe esse artigo com os amigos:

Como conseguir não esquecer as palavras que aprendemos em determinado idioma ou matéria que estudamos? Muitas pessoas estudam varias vezes o idioma, aprende, mas esquece um monte de coisas. As vezes parece que esquecemos mais do que aprendemos. E no final acabamos não aprendendo nada.

Aprender um novo idioma é uma grande luta entre o Esquecer e o Lembrar. Existe diversas técnicas de memorização, treinamentos e dicas que melhoram nossa memoria, vamos ver algumas neste artigo.

Absorver conteúdo

Uma das melhores maneiras de não esquecer o que aprendemos em um idioma, é dedicar em absorver o máximo de conteúdo possível. Futuramente você vai lembrar das palavras que você, de acordo com a quantidade de conteúdo que você absorver.

Se você for tentar lembrar determinada palavra no Idioma que você esta aprendendo ou até mesmo no português, e for fazer uma lista. Muitas das palavras que você aprendeu não vão ser lembradas na hora. Mesmo que você force o cérebro a lembrar, você não vai conseguir lembrar nem a metade das palavras que você já sabe. Mas automaticamente quando você precisar da palavra, ela vai vir na sua cabeça.

Sendo assim, não se preocupe com fato de memorizar determinada palavra, ou com fato de você esquece-la, foque em absorver e estudar o máximo possível, que isso vai te ajudar a não esquecer.

balança

A luta entre o esquecer e o lembrar é como uma balança de equilíbrio. Quanto mais conhecimento você absorver, mais a lembrança vai subir. Quanto menos conhecimento absorver, mais o esquecimento vai subir. Se você estuda 2 horas por semana, aumente isso para 2 horas por dia, dedique-se o máximo de tempo possível, assim você vai vencer o problema do esquecimento.

Separando o Joio do Trigo

Se você quer realmente aprender palavras, ou idiomas, você deve aprender o que realmente é mais importante para você. Essa dica não se aplica apenas no material estudado, mas no seu dia a dia. Você deve se certificar das coisas mais importantes, separar o útil do inútil. Se você encher sua mente com coisas inúteis, realmente vai ficar mais difícil de memorizar palavras.


Entendes o que se lê?

Não vai fazer diferença nenhuma se você aprende palavras em um determinado idioma, mas não consegue entender seu real valor e significado. Alguns idiomas possui palavras com significados totalmente diferente do nosso, é necessário conhecer a palavra pra realmente entender e aprende-la. Isso se aplica em qualquer área da vida.  Você só vai ter conhecimento em determinada área se estudar, adquirir conhecimento e entende-lo.

Repetição Espaçada

As primeiras 24 horas após a aquisição do conhecimento é o período em que ocorre maior parte do esquecimento. Quando aprendemos uma palavra pela primeira vez, estamos suscetíveis a esquecê-la rapidamente. Isto é chamado de curva do esquecimento.

A repetição espaçada é um método de memorização baseado na curva do esquecimento e no fato de que existe um momento ideal para revisar o que aprendemos. E uma das melhores ferramentas para trabalhar com a repetição espaçada é o famoso Anki. Outra grande técnica que as pessoas tem aplicado, com foco na memorização através da repetição, é o uso de flashcards.

Não vamos entrar em detalhes, nem citar mais técnicas, porque a Repetição espaçada merece um artigo próprio e mais detalhado sobre o assunto.

Treinando a Mente

Alguns especialistas que estudam a mente, compartilham diversas técnicas para memorização que podem ser usados tanto no aprendizado de idioma, como na vida, ou em qualquer matéria escolar, concurso públicos e etc. Um desses grandes especialistas é o Renato Alves. Você pode conhecer o trabalho dele, acessando o seu site oficial clicando aqui. Ele te oferece pequenas vídeo aulas gratuitas, que vai te ensinar técnicas de memorização e absorção de conteúdo.

Espero que tenha gostado dessas dicas, e tente aplica-las não apenas ao estudar, mas em todos os campos da vida.


Obrigado por ler e compartilhar nosso artigo! Convido você a curtir nosso Facebook e inscrever-se em nosso site para receber apostilas gratuitas e conteúdos exclusivos:


Compartilhe esse artigo com os amigos: