Compartilhe esse artigo com os amigos:

As palavras são importantes na nossa comunicação. Mas, para que as nossas palavras cumpram um objetivo específico, temos de selecioná-las da maneira certa e com cuidado. Uma mesma palavra pode ter efeitos diferente em uma conversa, pode ter duplo sentido, ou até ser ofensiva.

Escolher as palavras certas, ajuda a mostrar importância na mensagem que você está passando. E pode revelar detalhes sobre sua atitude e pensamento, alem de influenciar a reação dos ouvintes. Por isso, neste artigo vamos dar algumas dicas e sugestões de como falar as palavras certas, seja em uma mensagem, discurso ou conversa no dia a dia.

O que são palavras certas?

Tudo depende de você e de seu ponto de vista. Você pode usar palavras que apresenta respeito e bondade, que sejam fáceis de entender, palavras que transmitem sentimentos. Ou pode referir-se simplesmente a palavras e expressões que estão de acordo com as regras gramaticais. Pode ser palavras que causam impacto, que atraia o ouvinte, que faça o ouvinte pensar e raciocinar.

Já no aprendizado de idiomas, em alguns países, expressões são usadas para se dirigir a pessoas de mais idade, ou aqueles que ocupam cargos de autoridade. Deixar de usar certas expressões pode ser indelicado e desrespeitoso, é importante adaptarmos a cultura local, ao dialeto, expressões e gírias da localidade.

As suas palavras mostram o tipo de pessoa que você é, pessoas que vivem uma vida criminosa ou imoral tem um vocabulário improprio. Infelizmente vivemos num mundo onde muitas pessoas usam uma linguagem grosseira e vulgar. Alguns acham que este tipo de linguagem dá mais força ao que dizem, mas simplesmente é uma lamentável pobreza de vocabulário.

texto

Palavras certas = Boa linguagem

Vamos automaticamente saber as palavras certas se tivermos uma boa linguagem. Algumas pessoas acham bonitas usar palavras desconhecidas e difíceis, mas uma boa linguagem deve ser fácil de entender. Usar palavras que não são conhecidas fora de sua área, pode prejudicar a capacidade de comunicação.

Variedade também é muito importante. Em vez de usar sempre as mesmas expressões para todas as situações, procure variar. Para conhecer novas palavras, marque as palavras que você desconhece e pesquise elas no dicionário. Mas lembre-se de usa-las no momento certo, duas ou mais palavras podem ter significados similares, porém ligeiramente diferentes, em diferentes circunstâncias.


Enquanto amplia seu vocabulário, não pense apenas em palavras novas, mas também em palavras específicas e atraentes que expressam o que você quer passar. Habitue-se a usar boa linguagem diariamente, não deixe seguir pelos outros, nem pessoas famosas, use palavras que identifiquem sua personalidade.

Com esses conselhos em mente, coloque em pratica! Tenha em alvo examinar palavras que transmitem sua personalidade, que chame atenção do ouvinte, e que não intimide nem incomode ninguém.


Obrigado por ler e compartilhar nosso artigo! Convido você a curtir nosso Facebook e inscrever-se em nosso site para receber apostilas gratuitas e conteúdos exclusivos:


Compartilhe esse artigo com os amigos: