Como criar um ambiente de estudo eficiente?

Escrito por

Procurando alguém para fazer seu trabalho de escola, TCC, Monografia ou algum outro trabalho acadêmico? Clique aqui e faça seu orçamento agora mesmo!

O cantinho de estudos deve ser silencioso, bem iluminado e organizado

A rotina de estudos está presente na rotina de milhões de brasileiros. Seja na escola, na faculdade ou na preparação para algum concurso, sempre tem alguém estudando e querendo melhorar o seu conhecimento. Para manter a mente afiada, é importante criar essa rotina de estudos também em casa.

Porém, fazer isso não é tão simples quanto parece. Para ser perfeito, o seu canto de estudos deve conter um gaveteiro organizador para guardar as coisas, ser bem iluminado e estar longe de distrações. Neste texto, saiba como criar um ambiente ideal e acolhedor para estudar com concentração máxima.

Encontre um lugar silencioso

Estudo exige concentração, e, para se concentrar, é preciso silêncio. Portanto, o primeiro critério para criar um ambiente de estudo eficiente é encontrar um espaço que seja silencioso e tranquilo.

Para isso, pense na rotina da sua casa. Se o fluxo de pessoas é muito grande em determinado cômodo, ele não será ideal para estudar. O mesmo vale para locais em que as pessoas conversam com frequência ou nos quais o volume da TV seja muito alto. Para ajudá-lo, você pode utilizar fones de ouvido, úteis para ver videoaulas ou ouvir músicas que ajudem na sua concentração.

Conte com uma boa iluminação

A luminosidade faz toda a diferença na hora de manter a concentração nos estudos, além de não cansar as vistas durante a leitura ou realização dos exercícios. Preferencialmente, o ambiente escolhido deve receber boa iluminação natural. Se essa incidência for alta durante a maior parte do dia, melhor ainda. O seu recanto não precisa ficar exatamente debaixo da janela, já que a luz direta do sol pode incomodar, mas é importante que o cômodo seja bem iluminado.

Quando isso não é possível, é importante investir em uma boa luz artificial. As luzes brancas, ou frias, são as melhores para esse fim, já que ajudam na leitura e na concentração. Não dependa apenas da luz do cômodo, invista também em abajures ou luminárias para manter a luminosidade do ambiente quando já não houver luz natural.

Mantenha esse espaço organizado

Imagine o seguinte: você está querendo estudar, mas o ambiente de estudo está todo bagunçado. Papéis e canetas jogados por todos os cantos, livros fora do lugar, cadernos espalhados, agendas escondidas embaixo de outros objetos. Percebe como fica muito mais difícil manter o foco nos estudos se o seu redor estiver assim?

A organização colabora muito para que sua mente se mantenha concentrada. Dessa forma, procure sempre manter esse cantinho bem organizado, com uma disposição dos itens que facilite o seu dia a dia. Guarde em gavetas, pastas, caixas e armários o que você não precisa utilizar com frequência, deixando à mão apenas o que é mais rotineiro. Um cantinho de estudos limpo e organizado faz com que você se sinta bem em estar ali, aumentando sua motivação e tornando o momento de estudo mais prazeroso.

Crie regras para esse ambiente

Manter uma rotina de estudos é uma tarefa difícil — mas, acredite, há como deixar isso mais fácil. Uma estratégia de ouro, que costuma fazer sucesso entre os estudantes, é estabelecer regras para esse ambiente, algo que irá garantir a sua eficiência.

A primeira regra, claro, é estabelecer os dias e horários para os estudos. Isso impede que você ocupe o seu tempo com outras atividades (já que algumas delas podem parecer muito mais atrativas), além de ajudá-lo a criar o hábito de estudar. É como começar uma atividade física ou ir à academia: é difícil manter essa regularidade no começo, mas, com o passar do tempo, você se acostuma e toma gosto. Aproveite também para definir os intervalos e as folgas, que também são importantes.

Já as demais regras vão depender da sua rotina, do seu estilo de vida e dos seus objetivos. O ideal é que elas ajudem você a se manter focado e organizado, mas que também não sejam punitivas ou desestimulem você a continuar os estudos. Afinal, você deve estabelecer metas que te ajudem e incentivem.

Deixe as distrações de lado

Por fim, as distrações são uma das principais inimigas da rotina de estudos. Hoje, com a tecnologia, essa distração está na palma da sua mão. O acesso ao smartphone para checar as redes sociais, conferir se recebeu alguma mensagem nova ou ver um vídeo curto é um perigo na hora de manter a concentração. Deixe para fazer essa checagem apenas nos momentos de intervalo.

O ideal é não ter acesso a essas possíveis distrações no ambiente de estudo, assim como outras, tais como brinquedos ou mesmo o seu bichinho de estimação, que pode ficar pedindo atenção. Converse com familiares sobre a sua necessidade de estudar e peça a eles que não interfiram ou provoquem distrações.