Compartilhe esse artigo com os amigos:

Uma das maiores dificuldades de aprender inglês é sua leitura, visto que a maioria de suas silabas e fonemas são totalmente diferentes do idioma português. Apenas o tempo e o costume com idioma vai fazer com que você tenha habilidade de ler e pronunciar corretamente as palavras em inglês.

Neste artigo vamos deixar algumas dicas de como aprender a leitura corretamente e melhorar sua pronuncia no inglês. Vale lembrar que as dicas neste artigo podem ser aplicadas em qualquer idioma.

Porque aprender a ler inglês corretamente?

Ler as palavras em inglês e entende-las pode ser fácil. Mas se você se acostumar a ler elas de forma errada, vai acabar pronunciando elas de forma errada.

Quando você se esforça em aprender a leitura e pronuncia correta das palavras em inglês, isso vai melhorar muito seu aprendizado e absorção. Se você saber ler e pronunciar corretamente, vai ser mais fácil entender o que se escuta.

Saber a pronuncia correta das palavras vai te ajudar a assistir séries, entender músicas, aprimorar seu vocabulário, e ajudar a compreender a gramática do idioma.

Ler é a melhor maneira de aprimorar suas habilidades no inglês, por isso você deve se esforçar em fazer isso corretamente.

Aprenda o alfabeto e as silabas do Inglês

As pronuncias das vogais e consoantes no inglês são totalmente diferentes do português, você deve decorar novamente o alfabeto. Se você tem dificuldades, basta ouvir a canção do alfabeto diariamente.


Você também deve ficar atento as pequenas mudanças que existem na pronuncia de determinadas silabas em determinadas palavras. Fique atento as diferenças de pronuncias do inglês americano com inglês britânico.

Se você não sabe como pronunciar determinada palavra, não tenha vergonha de utilizar o pronunciador do Google Tradutor ou outra ferramenta parecida.

Escute, Leia e Cante

Para pronunciar corretamente o inglês você precisa treinar seu cérebro, seu ouvido e também sua leitura. A melhor maneira de chegar a perfeição é absorvendo o máximo de conteúdo possível.

Então você deve escutar o máximo de áudios possíveis, tente acompanhar áudios com textos, assim você já treina sua leitura. Escute músicas e cante junto! Cantar é uma das melhores maneiras de aprender a pronunciar sem se esforçar ou perder a paciência.

Se você tem dificuldade de estudar, encontre um amigo para treinar a leitura, conversação e pronuncia das palavras. Nada melhor do que estudar em equipe!

O que não fazer

Algumas pessoas gostam de utilizar o IPA –International Phonetic Alphabet ou alfabeto fonético internacional. Mas recomendamos que não utilize esse tipo de tática para aprender a pronuncia das palavras. Isso é apenas um quebra cabeça que pode confundir sua mente, aprender a utilizar o IPA é como aprender outro idioma. A melhor maneira de aprender a pronuncia é escutando áudios.

Tenha cuidado para não atrasar seu aprendizado. Estude com dedicação e de forma correta! Escutar músicas ou áudios todos os dias sem nenhuma atenção é legal, mas não vai fazer com que você aprenda a pronunciar corretamente.

Outra coisa que pode complicar seu aprendizado na pronuncia é as diferenças regionais que mencionamos. Talvez em nossa infância aprendemos a pronunciar certas palavras em inglês totalmente diferente do original, ou escutamos diversas palavras com sotaque que pode acabar confundindo nossa mente. Por isso aprenda apenas de locais que são verdadeira fonte de instruções. Saiba discernir se você está aprendendo inglês americano, britânico ou portuinglês.

Espero que essas pequenas dicas ajudem você!


Obrigado por ler e compartilhar nosso artigo! Convido você a curtir nosso Facebook e inscrever-se em nosso site para receber apostilas gratuitas e conteúdos exclusivos:


Compartilhe esse artigo com os amigos: